Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

O PAPA DE HITLER


UM POLÊMICO LIVRO REVELA DOCUMENTOS DO VATICANO SOBRE O ANTISSEMITISMO DE PIO XII


por John Cornwell
do site Taringa



FONTE
NOTA PUBLICADA NA REVISTA "VEINTIDOS" EM QUINTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 1999


 





Nos Estados Unidos, acabou de aparecer
um livro onde o pesquisador John Cornwell
fala do antisemitismo e do silêncio diante do Holocausto de um Papa
que o Vaticano está prestes a canonizar.


Eu sempre estava convencido de que a santidade evidente de Eugenio Pacelli era prova de sua boa fé. Como um Santo Papa poderia trair os judeus?

Pedi acesso a documentos cruciais, assegurando aos seus guardiões que eu estava no meu lado pesquisado: em um livro chamado A Thief in the Night , eu defendia o Vaticano contra acusações do assassinato do Papa João Paulo I por seus pares.


Dois oficiais me permitiram acessar o material secreto: declarações sob juramento que se reuniram há trinta anos para endossar o processo de canonização de Pacelli e os arquivos da Secretaria de Estado do Vaticano. Eu também me dirigi para fontes alemãs para as atividades da Pacelli na Alemanha durante os anos 20 e 30, incluindo seus contatos com Adolf Hitler .


Em meados de 1997, encontrei-me em estado de choque moral. O material que ele reuniu não apontou para uma exoneração, mas para uma acusação ainda mais escandalosa.


A evidência era explosiva. Ele mostrou pela primeira vez que Pacelli estava abertamente, e em suas próprias palavras, anti-semita.



Eugenio Pacelli, o núncio papal na Alemanha (que mais tarde seria 
o papa Pio XII)assinando a concordata com a Alemanha de Hitler. 
(1933)


Pacelli chegou ao Vaticano em 1901, aos 24 anos, recrutado para se especializar em questões internacionais e direito canônico. Ele colaborou com seu superior, Pietro Gasparri , na reformulação do Código de Direito Canônico que foi distribuído em 1917 aos bispos católicos em todo o mundo. 






Aos 41 anos, já arcebispo, Pacelli partiu para Munique como núncio papal para iniciar o processo de eliminar os desafios legais para a nova autocracia papal e buscar um tratado entre o papado e a Alemanha como um todo, que irá substituir todos os arranjos locais e tornou-se um modelo de relações entre a Igreja Católica e os Estados.

Em maio de 1917, ele viajou pela Alemanha, destruído pela guerra, oferecendo sua caridade para pessoas de todas as religiões.

No entanto, em uma carta ao Vaticano, ele revelou menos amor pelos judeus. Em 4 de setembro, informou Gasparri, que era um cardeal secretário de Estado no Vaticano, que um médico Werner, o rabino-chefe de Munique, se aproximou da nunciatura para implorar um favor.

Para celebrar Succoth , os judeus precisavam de folhas de palmeira, que geralmente vieram da Itália. Mas o governo italiano proibiu a exportação, através da Suíça, de palmeiras que os judeus compraram e que ficaram em Como.

"A comunidade israelense - continuou Pacelli - busca a intervenção do Papa com a esperança de que ele implore em nome dos milhares de judeus alemães".

Pacelli disse a Gasparri que ele não achou apropriado para o Vaticano "ajudá-los na prática de seu culto judeu". Gasparri respondeu que ele confiava completamente na "astúcia" de Pacelli, concordando que não seria apropriado ajudar o rabino Werner. 

Dezoito meses depois, ele revelou sua antipatia aos judeus de uma maneira mais abertamente antisemita, quando ele estava no centro de uma revolta bolchevique em Munique.

Em uma carta a Gasparri, Pacelli descreveu os revolucionários e seu líder, Eugenio Levien :

"Um exército de trabalhadores correu de um lado para o outro, dando ordens, e no meio, uma gangue de jovens, de aparência duvidosa, judeus como todos os outros", andaram pelos salões com sorrisos provocativos, degradantes e sugestivos. 

O líder dessa gangue de mulheres era o amante de Levien, uma jovem russa, judaica e divorciada (...) Este Levien é um jovem de 30 ou 35 anos, também russo e judeu. Pálido, sujo, com olhos vazios, voz rouca, vulgar, repulsivo, com um rosto ao mesmo tempo inteligente e malicioso.

Hitler, que alcançou seu primeiro grande triunfo nas eleições de 1930, queria um acordo com o Vaticano, porque estava convencido de que seu movimento só poderia ter sucesso se o catolicismo político e suas redes democráticas fossem eliminados.

Após sua ascensão ao poder em janeiro de 1933, Hitler fez uma prioridade de sua negociação com Pacelli.

O Concordato do Reich garantiu à Pacelli o direito de impor um novo Código de Direito Canônico aos católicos na Alemanha. Em troca, Pacelli colaborou na retirada dos católicos da atividade política e social. Então Hitler insistiu na dissolução "voluntária" do Partido Católico da Alemanha Central.

Os judeus foram as primeiras vítimas do Concordato: após sua assinatura, em 14 de julho de 1933, Hitler disse a seu gabinete que o tratado criou uma atmosfera de confiança "especialmente significativa na luta urgente contra o judaísmo internacional". Ele afirmou que a Igreja Católica deu sua benção pública, no país e no exterior, ao nacional-socialismo, incluindo sua posição antisemita. 

Durante a década de 1930, quando o anti-semitismo nazista cresceu na Alemanha, Pacelli não se queixou, mesmo em nome dos judeus convertidos ao catolicismo: para ele, era uma questão de política interna.

Em janeiro de 1937, três cardeais e dois bispos alemães viajaram para o Vaticano para exigir um protesto vigoroso contra a perseguição nazista da Igreja Católica, que havia suprimido todas as formas de atividade exceto os serviços religiosos.

Finalmente, Pio XII decidiu lançar uma encíclica, escrita sob a direção de Pacelli, onde não havia uma condenação explícita do anti-semitismo. 

No verão de 1938, enquanto ele estava morrendo, Pius XII preocupou-se com o anti-semitismo na Europa e encomendou a redação de outra encíclica dedicada ao assunto. O texto que nunca viu a luz do dia foi descoberto recentemente. Três jesuítas o escreveram, mas presumivelmente Pacelli foi responsável pelo projeto.

Seria chamado Humani Generis Unitas (a união da raça humana) e, apesar de suas boas intenções , está cheio de antisemitismo que Pacelli havia demonstrado em sua primeira estadia na Alemanha.

Os judeus, diz o texto, foram responsáveis ​​pelo seu destino, Deus os escolheu, mas eles negaram e mataram Cristo .

E "cegados por seu sonho de triunfo mundial e sucesso materialista", mereceram "a ruína material e espiritual" que eles lançaram sobre si mesmos.

O documento avisa que defender os judeus enquanto exigem "os princípios da humanidade cristã" poderia levar o risco inaceitável de cair na armadilha da política secular.

A encíclica chegou aos jesuítas de Roma no final de 1938; Até hoje, não se sabe por que ele não foi elevado a Pio XII, Pacelli, que se tornou Papa em 12 de março de 1939, enterrou o documento nos arquivos secretos e disse aos cardeais alemães que manteria relações diplomáticas normal com Hitler. Pacelli conhecia os planos nazistas para exterminar os judeus da Europa em janeiro de 1942. As deportações para os campos de extermínio começaram em dezembro de 1941. Ao longo de 1942, a Pacelli recebeu informações confiáveis ​​sobre os detalhes da solução final fornecida pelo Britânicos, franceses e norte-americanos no Vaticano.

Em 17 de março de 1942, representantes de organizações judaicas reunidas na Suíça enviaram-lhe um memorando através do núncio papal em Berna, detalhando as violentas medidas anti-semitas na Alemanha, seus territórios aliados e áreas conquistadas. O memorando foi excluído dos documentos de guerra que o Vaticano publicou entre 1965 e 1981. 

Em setembro de 1942, o presidente americano Franklin Roosevelt enviou seu representante pessoal, Mylon Taylor , para pedir a Pacelli uma declaração contra ele. o extermínio dos judeus. Pacelli se recusou a falar porque ele teve que se elevar acima das partes em guerra. 

Em 24 de dezembro de 1942, finalmente, Pacelli falou,

"Aqueles centenas de milhares que, sem culpa própria, às vezes apenas por causa de sua nacionalidade ou raça, recebem a marca da morte ou a extinção gradual".

Essa foi a sua opinião pública mais forte sobre a solução final. Mas há algo pior. Após a libertação de Roma, Pio XII pronunciou sua superioridade moral retrospectiva por ter falado e atuado em favor dos judeus.

Antes de um grupo de palestinos, ele disse em 3 de agosto de 1946:

"Nós desaprovamos o uso da força (...) como no passado condenamos em várias ocasiões as perseguições que o fanatismo antisemita infligiu ao povo hebreu".

Sua autoexclusão grandilocuente, um ano depois do fim da guerra, mostrou que ele não era apenas o Papa ideal para a solução nazista final, mas também um hipócrita.


O QUE OS NOVOS DOCUMENTOS DIZEM
pela JC




A nova evidência que eu colete mostra que:



A antipatia surpreendente de Pacelli para os judeus veio de 1917, o que contradiz que suas omissões fossem feitas de boa fé e que ele "amava" os judeus e respeitava sua religião.


Pacelli reconheceu o Terceiro Reich que suas políticas antisemitas eram assuntos internos da Alemanha. O Concordato entre Hitler e o Vaticano criou um clima ideal para a perseguição dos judeus.

Pacelli não endossou o protesto dos bispos católicos alemães contra o anti-semitismo.

Pacelli tentou mitigar o efeito das encíclicas de Pio XII dando garantias diplomáticas privadas a Berlim, apesar de conhecer a perseguição aberta dos judeus.

Pacelli estava convencido de que os judeus haviam tentado sua sorte: intervir em seu nome só poderia liderar a Igreja para alianças com forças hostis ao catolicismo.


  

Padrão de conexão entre  E l Vaticano e nazistas

15 de abril de 2005
do site Citius64







Por causa de tantos rumores sobre a conexão entre o cardeal Ratzinger e um passado nazista, e os movimentos neoconservadores para não permitir que o cardeal Jean-Marie Lustiger (de origem judaica) seja o Papa, pode-se saber:


Tempo : um memorando recente desclassificado do Departamento do Tesouro dos EUA afirma que o Vaticano tem milhões de dólares amarrados ao ouro confiscados pelos nazistas dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

 




Um processo contra o Banco do Vaticano em um Tribunal de São Francisco em novembro de 1999. Sobreviventes do holocausto acusam o Vaticano de ter suas propriedades confiscadas por nazistas na Croácia entre 1941 e 1945.



 
    As terríveis consequências do acordo assinado entre Hitler e o Vaticano e a cumplicidade do núncio na Alemanha.

    Os especialistas dizem em um artigo de The Guardian que as investigações sobre o papel do Vaticano no movimento do ouro judeu confiscado pelos nazistas pararam em 2001 pelo "não" de Roma para permitir consultar seus arquivos.


  • "Os cinco estudiosos, nomeados pelo Vaticano e grupos judeus em 1999, disseram que o relatório final não poderia ser submetido porque foram negados o acesso a documentos sobre o papa da guerra, Pio XII.



    Eles chamaram de uma parada depois que o Vaticano rejeitou um pedido de material inédito que data de 1923 por causa de "razões técnicas".


    A investigação teve que ser abandonada porque esse material era necessário para preencher lacunas sobre o papel da igreja durante o extermínio nazista dos judeus, afirmou o painel.

    Em uma carta ao Vaticano, disse:

    "Portanto, não podemos ver um caminho para o relatório final que você solicita e acredito que devemos suspender nosso trabalho".

    A decisão reviverá a suspeita de que os arquivos contenham uma arma fumegante que prova que Pio XII era uma semeiteira que ignorou evidências de massacres ".


    Uma foto terrível mostrando a hierarquia católica fazendo a saudação nazista, juntamente com oficiais do partido, incluindo Joseph Goebbels .


Mas nem todos na Igreja Católica apoiaram os nazistas. Mais de 100 jesuítas morreram perseguidos pelo III Reich. Algumas fontes acreditam que Himmler usou o modelo da Sociedade de Jesus para projetá-lo SS, e, portanto, o perseguiu tanto.



A história pode ser repetida. O triste é que muitas vezes ele faz isso, mas usando roupas diferentes.


Espero que possamos perceber isso com o tempo ...




Postar um comentário

0 Comentários