Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

header ads

O Que é o Institucionalismo e como Ele Afeta a Igreja?




Antes de Constantino, a igreja, apesar de organizado, foi menos institucional e mais comum ou orgânica. Em outras palavras, o mundo não pensava na “igreja" como aquele prédio na esquina. Em vez disso, pensavam em uma comunidade de pessoas que eram distintas tanto em sua conduta como no seu caráter, sendo suas características gerais o amor pelos outros, a compaixão para com os necessitados e viviam cheias de alegria. Os primeiros cristãos viviam com esperança e compartilhavam sua visão esperançosa da vida e de um mundo melhor através da obra redentora de Jesus Cristo. Estes cristãos viam o mundo através do olhos de Jesus Cristo, cheios de lágrimas, vendo que as coisas não estavam como deveriam ser. Essa visão moldou sua missão e propósito enquanto trabalhavam para trazer o poder redentor de Cristo e de seu reino para cada aspecto da vida e da sociedade. Esses cristãos, através de confiança em Deus, iriam mudar o mundo!


Ao longo dos séculos, no entanto, isso mudaria. Primeiro, o casamento entre a Igreja e o Estado levaria a uma concentração de poder social, cultural e política que corrompe. Foi essa condição que, em grande parte, provocaria a Reforma Protestante. Depois veio o Iluminismo, com sua ênfase na razão humana. Ao longo dos anos, a influência do Iluminismo elevou o papel do homem nas relações humanas e diminuiu o papel do Espírito Santo e do reino de Cristo. Cada vez mais dentro da igreja, os homens passaram a confiar mais em técnicas de gestão e estratégias humanas (ou seja, nas ferramentas da modernidade) para cumprir a missão da Igreja na Terra.


Hoje, as revoluções gerenciais e terapêutica do século XX passaram a dominar. Como resultado, a igreja é menos comum, menos orgânica e mais institucional. Nós nos tornamos dependentes de programas e técnicas de marketing que tendem a tratar a igreja como uma mera organização a ser mantida e gerida, em oposição a uma vida sobrenatural vivida em conjunto e de acordo com reino de Deus.Este alojamento cultural tornou a Igreja e sua missão menos relevantes e desprovidas de qualquer poder real de influenciar o mundo.

A solução, na minha opinião, é se arrepender de nossa dependência das ferramentas da modernidade e buscar em primeiro lugar o reino. Em termos práticos, isso significa que temos de recuperar a realidade acerca do Reino de Deus, recuperar essas virtudes paradoxais que ensinam que o poder real vem de Deus, mas isso só pode ser expresso através do abandono do poder terreno, ansiosamente oferecendo perdão, buscando o bem-estar dos outros em vez do nosso e amando as pessoas incondicionalmente. A realidade da nossa salvação no reino de Deus deve nos levar a não confiar em nossa própria compreensão, mas em vez disso a sermos filhos dependentes de Deus, seguindo no caminho radical de Jesus.
Devemos aprender mais uma vez para permanecer em Cristo, permitindo-lhe transformar-nos em santos filhos do Deus vivo que receberam novas vidas, que mostram seu poder e caráter. Esta é a forma radical de Jesus e simplesmente não há outra maneira em que a igreja pode ser verdadeiramente fiel à sua missão.

Por S. Michael Craven



Como o Imperador romano  Constantino se apossou da igreja de Roma e assumiu o lugar de Cristo nela:



Postar um comentário

0 Comentários